sábado, 1 de março de 2008

ARQUIVO X - 8ª TEMPORADA

ARQUIVO X LOGOTIPO

oitava temporada de Arquivo X abre novos horizontes para a série, que agora caminha, de certa forma, independente de Mulder, ou melhor, de David Duchovny. Todos devem estar sabendo disso, mas não custa lembrar: a má vontade de David Duchovny com relação a série que o levou ao estrelato chegou a tal ponto que ele simplesmente optou por não fazer uma temporada inteira, limitando-se a cerca de 10 episódios. Não bastasse isso, seu cachê se equivale ao de Gillian Anderson, que fez a temporada inteira. E para não perdermos a característica da dupla de agentes investigando casos paranormais, Chris Carter teve que sacar de um novo personagem: John Dodgett, interpretado por Robert Patrick, conhecido por todos nós pelo papel realizado no filme "O Exterminador do Futuro 2", onde ele interpreta o andróide T-1000, feito de mercúrio líquido.

O episódio final da sétima temporada, Requiem, nos revelou algumas "bombas": uma possível morte do Canceroso (morte ridícula, por sinal), a gravidez de Scully (que é meio difícil de engolir também) e a abdução de Mulder (artifício usado para que ele pudesse ficar de fora da série por tanto tempo quanto fosse necessário). A temporada começa com a busca de Scully por Mulder, a apresentação do novo agente e alguns episódios do tipo MOTW ("Monster of the week", ou Monstro da Semana), onde Scully e Dodgett seguem investigando. Dodgett é visivelmente um aliado de Scully, mas tem a dureza de um bom investigador, que se prende naquilo que pode ver e compreender, e Scully passa a assumir (interinamente) o cargo que antes era de Mulder. Resta saber se essa mudança será saudável para a série, como foi a gravidez (real) de Gillian Anderson na segunda temporada.

1º - Whithin - Por Dentro
Começa a caçada por Mulder. Scully e Skinner passam a ser subordinados de Kersch, que a fim de proteger o bureau começa a controlar os dois. A busca por Mulder fica nas mãos do agente John Dodgett. Sua relação com Scully é de extrema desconfiança, ainda mais quando o agente começa a insinuar que Mulder tinha uma vida secreta que não contara a Scully. Ambos descobrem que Mulder teria encomendado uma lápide com o seu nome, o que leva Scully a deduzir que ele estava morrendo e não quis contar a ela. Através da dica dos Pistoleiros Solitários sobre a atividade de OVNIs nos EUA recentemente, Scully e Skinner, bem como Dodgett (separadamente) movem-se para o Texas a fim de tentar encontrar Gibson Praise, o garotinho sabe-tudo, que estaria sendo procurado pelo responsável pelo sequestro de Mulder (assim se supunha). Ao fim do episódio, vemos o próprio Mulder levando Gibson embora!!!

2º - Por dentro - Por Fora
Algum problema com o Mulder que apareceu no episódio anterior? Claro, afinal que Mulder é esse que cai de um barranco e não morre? Tem alguma coisa errada aí! Bem, no episódio descobrimos que o Clone Killer, o famoso caçador de clones de episódios como End Game, está querendo o garoto também. O que dá uma extrema vantagem a ele em relação aos demais, afinal ele assume a forma que quiser! No episódio ele vira o Mulder (ahá, então aquele não era o Mulder verdadeiro!), Scully, Skinner, de um cara da equipe de Dodgett e até de uma garotinha amiga do Gibson. Bem, só resta dizer que neste episódio Scully continua em busca de Mulder, por pouco não o encontra, e Dodgett é designado para os Arquivos-X juntamente com Scully (é claro que todos sabíamos que isso iria ocorrer, não é?).

3º - Patience - Paciência
Temos aqui o primeiro episódio tradicional (não-mitológico) onde Mulder já não aparece mais. Scully e Dodgett investigam a existência de um homem-morcego que estaria atacando pessoas em uma localidade, baseando-se em seu contato com as vítimas para atacar. Na dose certa de tensão e medo, com uma certa angústia de Scully pela falta de seu parceiro, e o desconforto de estar conduzindo investigações estando do lado crente ao invés do cético, temos um bom episódio onde vemos também que Dodgett, apesar de sua aparente incredulidade quanto a várias coisas, não tem a mesma "âncora" fixada na incredulidade que impedia Scully de acreditar. Se ele viu, então acredita e pronto. E o melhor, ele é um aliado em potencial para a ruiva.

4º - Roadrunners - Risco de Vida
No meio do deserto, Scully se aventura na investigação de um caso sem contar a Dodgett. Isso resulta numa grande roubada para ela, já que uma seita de pessoas que cultuam uma grande lesma que se aloja nas costas das pessoas estão interessadas nela para ser a próxima vítima! Esse episódio remonta aos belos episódios das primeiras temporadas, apesar da premissa parecer uma mistura de episódios já existentes. Mas ainda assim é um ótimo episódio, não deixe de ver!

5º - Invocation - Invocação
Episódio relativamente fraco, que conta a história do desaparecimento de um garoto dez anos atrás, e sua posterior aparição nos tempos atuais, exatamente no mesmo lugar que ele sumiu. O detalhe paranormal é que o garoto está idêntico a quando sumiu, sem ter envelhecido absolutamente nada. O garotinho é bem sinistro, com um olhar suspeito e nunca fala uma palavra, mas a condução do episódio e sua conclusão deixam a desejar.

6º - Redrum - A Segunda Chance
Outro episódio esquisito, porém com uma abordagem interessantíssima: uma pessoa que ao dormir à noite, sempre acorda no dia anterior. Tal indivíduo passa então a usar este artifício para tentar salvar a vida de sua mulher, que fora assassinada alguns dias antes. Apesar do tema fazer lembrar o Monday, aquele em que Mulder sempre acordava na segunda-feira, a idéia é completamente diferente. Ainda assim, dá a impressão de que outra vez uma boa idéia foi de certa forma mal-conduzida. Scully mal aparece no episódio, algo que chega a ser irritante.

7º - Via Negativa - Via Negativa
Mais um estranho! O que será que está acontecendo com a série? O líder de uma seita que prega o uso da "Via Negativa" para se chegar ao céu (isso seria buscar a Deus através das trevas, do lado obscuro de nosso interior) começa a matar as pessoas, inicialmente todos os membros da sua seita, e depois outras pessoas também. As mortes ocorrem à distância, através de uma manifestação desse líder, como um espírito, que com um machado abre a testa de suas vítimas. A explicação? Uma doidera sobre o uso do terceiro olho, bem estranho mesmo. O episódio é até legal, mas de novo a Scully quase não aparece! Será que a gravidez da personagem vai ser uma desculpa para tirá-la dos episódios ao bel-prazer de Chris Carter? Assim não dá!

8º - Surekill - Morte Certa
Um assassino perfeito, que alia uma boa mira com a habilidade de ver através de paredes (!), trabalha junto com seu irmão matando e roubando traficantes. Quando um agente imobiliário é morto, dentro de uma sala fechada numa delegacia, Scully e Dodgett entram na investigação. Os agentes têm papel secundário no episódio, mas não deixa de ser interessante. Não totalmente empolgante, no entanto...

9º - Salvage - O Homem de Aço
Mais um assassino incomum na série: funcionário de um ferro velho entra em contato com um tipo de metal feito com uma liga inteligente, que se auto-recupera, e se torna uma espécie de "homem de aço", saindo por aí matando as pessoas supostamente responsáveis por esse seu estado infeliz. Um episódio médio, de conclusão fraca, mas aceitável.

10º - Badlaa - Badlaa
Um paralítico indiano dá um grande trabalho aos agentes Scully e Dodgett devido a sua habilidade peculiar de poder induzir as pessoas a verem coisas que não existem, bem como por seus métodos nada higiênicos de se transportar para outros lugares... ocupando um lugar dentro do corpo de pessoas obesas! Argh! Esquisitíssimo...

11º - The Gift - O Dom
Reaparição de Mulder na oitava temporada, este episódio mostra Dodgett investigando os últimos passos de Mulder antes de seu desaparecimento. Ele descobre que poucos dias antes Mulder esteve buscando uma espécie de "cura alternativa" para seu sério problema cerebral: um rapaz que possui o "dom" de comer as doenças das pessoas. Um episódio interessante, com pouco Mulder e nenhuma Scully! Acreditem: puseram o Skinner pra acompanhar o Dodgett! A série não é mais a mesma...

12º - Medusa
Este episódio (que passou na TV primeiro que o "The Gift"), interessantíssimo por sinal, nos coloca num clima similar ao do filme "O Colecionador de Ossos", onde Scully se isenta do trabalho pesado e Dodgett se coloca como seus "olhos e ouvidos" para investigar o caso: mortes que estão ocorrendo no metrô de Boston, onde os corpos aparecem com parte de seus corpos carcomida por algo que não se pode precisar com certeza. Mais detalhes, só vendo o episódio, que é ótimo.

13º - Per Manum - Enganação
Este episódio finalmente toma o tema há muito tempo já lançado na série: a gravidez de Scully, revelada no último episódio da temporada passada. Aqui vemos uma mulher que dá a luz a um alienígena, sendo morta logo depois. O suposto marido desta procura Scully e Dodgett para que investiguem a ação do médico da esposa, que estaria conduzindo experiências ligadas a fertilização de aliens em mulheres. Coincidentemente (?) o médico é o mesmo que cuida da Scully, o que a deixa super-desconfiada sobre a natureza de seu lindo bebê. Aqui vemos que Scully teria tentado a fertilização in vitro, e que Mulder (!) teria sido o doador do sêmen! Infelizmente (ou felizmente) a tentativa de fertilização em questão teria falhado, o que ainda deixa a dúvida sobre a real natureza do filho que Scully terá. Em suma: não sabemos se ela concebeu o filho por meios naturais, artificiais ou paranormais. :) E como o episódio levanta uma série de dúvidas, não temos sequer como saber em quem confiar. Típico TRUST NO ONE! Ah, claro, Mulder aparece de vez em quando no episódio e mostra porque não pode ser substituído: suas cenas com Scully são super-shippers, mesmo sendo apenas lembranças da ruiva. Imperdível!

14º - This is Not Happening - Isso não está acontecendo
Um episódio chocante, que revela enfim o paradeiro do Mulder, mas com certeza não da maneira como esperávamos. Scully, Dodgett, Skinner e uma nova agente - Monica Reyes - que é especialita em crimes religiosos e ritualísticos. Pois bem, o episódio está voltado para o reaparecimento de vários dos abduzidos na época do sumiço de Mulder, mas a situação em que se encontram é deplorável, entre a vida e a morte (mais para a morte do que para a vida). Temos também o reaparecimento de Jeremiah Smith, que trabalha junto com uma seita que acredita na iminência da chegada de alienígenas em nosso planeta, curando as pessoas devolvidas dos seus males. Só posso dizer que nunca seus serviços foram tão necessários quanto agora! Gente, isso não está acontecendo! Aaaarrrrrggggghhhhh!!!!!!!

15º - DeadAlive - Morto-Vivo
Mulder, morto, é sepultado e passam-se três meses. A gravidez de Scully já é visível, e uma notícia cai como uma bomba para Skinner, Dodgett e Scully: Billy Miles, o seqüestrado do episódio piloto que também fora levado juntamente com Mulder, é encontrado boiando no mar, com seu corpo quase todo decomposto, mas ainda vivo! Seus traços de vida são tão imperceptíveis que levam Skinner a imaginar se o mesmo não teria acontecido a Mulder. Desenterrado, o corpo do agente mostra as mesmas características: sinais vitais fraquíssimos, mas Mulder ainda vivia! O episódio fica centrado na batalha pela recuperação de Mulder, que envolve uma possível vacina que Krycek dispunha (mas queria um preço muito alto para dá-la a Skinner), os esforços médicos de Scully e da equipe do hospital, além da investigação de Dodgett. Ótimo episódio, mesmo eu tendo achado que essa história de enterrar o Mulder vivo foi bem chutada. A explicação presente no episódio até que convence um pouco. Não deixe de ver.

16º - Three Words -Três Palavras
Praticamente um epílogo dos dois últimos episódios, Three Words conclui algumas das idéias apresentadas em DeadAlive, principalmente quanto ao fato de já haverem extra-terrestres presentes na Terra, como pessoas comuns. Um funcionário do seguro social é morto ao tentar invadir a Casa Branca para entregar ao presidente um CD, com a inscrição "Fight the Future". Este CD continha os nomes das pessoas que, através da genética, teriam sido marcadas como sendo alienígenas que vivem em nosso planeta. Mulder tenta invadir instalações do Seguro Social para descobrir esta lista, mas se torna vítima de uma emboscada.

17º - Empedocles
Episódio voltado para o que aconteceu com o filho de John Dodgett. Scully passa mal e fica internada o episódio inteiro, mas ao final se encontra com Mulder e recebe dele um presente, uma boneca que pertencia à família. Já quanto ao caso, a agente Reyes convence Mulder a ajudá-la a investigar mortes que poderiam de alguma forma estarem ligadas ao acontecido ao filho de John. O padrão semelhante teria sido a ocorrência de visões, as quais Reyes e Dodgett compartilhavam, de que os corpos das vítimas estariam queimados (quando na verdade não estavam). Os casos seriam motivados por uma espécie de "entidade", que passava de pessoa para pessoa, e que as estimulavam a cometer os crimes.

18º - Vienen
Novamente temos um episódio atípico, com um dos agentes bem longe da ação (a Scully) e com uma "guerrinha" particular entre o obstinado e teimoso Mulder e o incrédulo Dodgett. Uma morte ocorrida numa plataforma de petróleo americana leva Mulder a cogitar a possibilidade da existência do "câncer negro" lá (o corpo sofreu intensas queimaduras por radiação, exatamente como acontecera em Tunguska/Terma). Designado para trabalhar no caso, Dodgett é passado para trás por Mulder, que desobedece as ordens de Kersh e vai por conta própria para a plataforma. Um episódio médio, que termina de uma forma bem esquisita: com Mulder afirmando que estaria largando os casos do Arquivo X!

19º - Alone - Sozinho
Um episódio razoável em seu contexto, mas fraco em seu vilão: um homem-réptil que, para saciar sua fome, ataca suas presas nos olhos com um líquido que as cega e começa a digeri-las lentamente. O legal do episódio fica por conta do que rola externamente ao caso: Scully se afasta do serviço devido a sua licença-maternidade, e Dodgett é incumbido do caso juntamente com uma nova agente, Harrison (que já sai dos Arquivos X no final do episódio). Ela é visivelmente uma fã de carteirinha de Mulder e Scully, mas nunca trabalhou nas ruas, apenas na administração do FBI. Detalhe para a pergunta bem curiosa que ela faz, sobre como os agentes conseguiram fugir da Antártida depois de terem caído da nave, já que o veículo de Mulder estava sem gasolina (situação ocorrida no filme Fight the Future). E uma incrédula Scully fala que não ficou provado que aquilo era uma nave espacial, hilário.

20º - Essence - Essência - Parte I
Parte 1 dos dois episódios que fecham a oitava temporada (e a participação de Mulder na série, pelo que sabemos), Essence gira em torno do filho de Scully. Finalmente é comprovado que o filho dela é realmente normal, mas sua importância se deve ao fato de que Scully era estéril, e portanto as implicações científicas nesse caso são bastante grandes. No episódio, vemos Billy Miles (que na verdade agora é um alienígena, lembra?) matando os médicos das clínicas ligadas à criação de bebês alienígenas (vistas em Per Manum), e procurando depois Scully, para tentar impedir o nascimento da criança. O porquê? Bem, isso fica mais claro no episódio, e depois é melhor esperar o próximo para enfim podermos contar a história toda.

21º - Existence - Essência - Parte II
Scully é levada pela agente Reyes a um lugar longínquo, onde Dodgett nascera, para ficar protegida do alien-Billy Miles. Skinner é atacado pelo Billy e fica hospitalizado. Mulder e Dodgett tentam descobrir a ligação de Krycek com o informante de Dodgett (que conversa com ele no final de Three Words) e o outro agente, que os ajudou em Essence. Krycek tenta sair numa boa disso tudo, e ainda matar Mulder, mas é atingido fatalmente por Skinner (e duvido que depois dessa ele ainda volte). Scully é ameaçada por Billy em seu esconderijo, e ao entrar em trabalho de parto é cercada por dezenas de outros extraterrestres, que tão logo presenciam o nascimento da criança vão embora sem dizer coisa alguma (uma atitude bem estranha, convenhamos; Mulder chega a dizer que provavelmente eles esperavam outra coisa nesse nascimento, e como não tinha correspondido às expectativas deles, os ETs foram embora). O bebê de Scully, saudável e muito bonito, é apresentado a Mulder, que numa conversa suspeitíssima com Scully deixa a entender que os dois estariam envolvidos romanticamente (principalmente considerando o beijo apaixonado que os dois dividem no final do episódio), e que talvez o bebê não seja apenas fruto do sêmem de Mulder (o que ainda é uma conjectura), mas talvez também seja fruto do amor entre eles. (Obs.: o episódio não justificou a saída de Mulder, portanto isso só deve ocorrer no início na nona temporada).

Nenhum comentário:

TOPinho