sábado, 1 de março de 2008

ARQUIVO X - CURIOSIDADES

Todas as Mentiras Levam a Verdade

- Chris Carter, criador da série, atuou num episódio. Apareceu entrevistando Scully como um dos membros da comissão do FBI, em "Anasazi".
- Toda a série foi filmada em Vancouver, Canadá. Só a partir do sexto ano as locações passaram para a Califórnia.
- Entre a produçao, filmagem e edição, cada episódio de Arquivo X demora cerca de oito semanas para ficar pronto.
- Assim como os fãs de Jornada nas Estrelas" são conhecidos como "Trekers", os admiradores de "Arquivo X" são chamados de "Excers".
- Episódios preferidos de David Duchovny: "Duane Barry"e "Por um Fio". Gillian Anderson: 'O Vidente" e " Irressistível".
- O motivo dos casos insolúveis do FBI se chamarem Arquivos X é explicado no episódio"Simpatizantes ". A história se passa nos anos 50, uma secretária do FBI comenta com o colega que os casos estranhos foram colocados na letra "X" do arquivo porque era a letra onde havia espaço disponível, as demais, estavam abarrotadas.

- Nesta página falarei um pouco sobre algumas curiosidades a respeito da série e seus atores. A maioria foi retirada de livros e sites relacionados à série, mas parte delas se limita simplesmente a observação minuciosa dos detalhes da série. Esta é outra postura interessante de Chris Carter, deixar pequenas pistas na série que ligam as coisas. Boas fontes para mais curiosidades são os livros da Mercuryo, como Bastidores I, II e III, entre uma série de outros que são vendidos nos EUA. As revistas brasileiras ainda exploram meio timidamente esse lado da série, portanto só com muita sorte você encontrará alguma coisa. A Internet continua sendo o melhor guia. Divirta-se!
- O ator David Duchovny, que interpreta o agente Mulder na série já interpretou até um travesti em Twin Peaks (agora que faz sucesso, todos fazem questão de lembrar disso). Dizem também que, no teste para o papel de Fox Mulder, ele usava uma gravata com muitos porquinhos cor-de-rosa. (!) Para quem ainda não sabe, David costuma colaborar com idéias para os episódios, e chega a exigir da produção diálogos menos sisudos que a maioria das falas de Mulder (como ele mesmo diz, "Histórias de Mulder para boi dormir"), fazendo, é claro, referência às teorias quase sempre malucas (mas ainda assim brilhantes) do agente. David passou a ser o primeiro sex-symbol da Internet.
- Gillian Anderson, quando mudou-se para Vancouver, ficou hospedada num condomínio que pertencia a Steven Willians, que mais tarde veio a tornar-se o "X". Dizem que quando ela era jovem, usava argola no nariz (argh!) e teve os cabelos na cor azul, vermelha e preta por um tempo. Perdeu a virgindade aos 13 anos com um punk que mais tarde se tornou neonazista. Casou-se há algum tempo com Clyde Klotz, teve uma filha (Piper) durante as gravações da segunda temporada e atualmente está separada do marido. Esteve por um tempinho com Rodney Roland, o Ed Jerse do episódio Never Again, mas agora não mais. Há algum tempo, fez um ensaio fotográfico (não é pornografia!) para uma revista americana, a FHM, onde aparece em poses bem sensuais. É considerada a sex-symbol mais inteligente do mundo. E acho que nem preciso falar que os fãs de Gillian Anderson possuem um gosto refinado, afinal ela não é nenhuma Sharon Stone, ou Pamela Anderson, mas é simpática, sincera e muito bonita.
- Alguns episódios não exibiram a tradicional mensagem "A Verdade está lá Fora" (The Truth is Out There) no início. Foram os episódios:
"Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask)", com a mensagem "Não confie em ninguém" (Trust no One)
"Ascensão (Ascension)", mensagem "Negue Tudo" (Deny Everything)
"Anasazi (Anasazi)", com o lema principal mostrado em língua navajo: "EL 'AANIGOO 'AHOOT'E" (A Verdade está lá Fora)
"O Falso Alienígena (731)", com a frase "Desculpar-se é política" (Apology is Policy)
"Procura Incessante (Herrenvolk)", com a frase "Tudo Morre" (Everything Dies)
"Teliko (Teliko)", com a frase "Enganar, Induzir, Obstruir" (Deceive Inveigle Obfuscate)
"A Pedra da Morte - 2a. Parte (Terma)", com a frase "Mas isso se move" (E Pur Si Muove) (dita por Galileu antes de ser forçado pela Inquisição a concordar que a Terra permane parada)
"A maior das mentiras (Gethsemane)", com a frase "Acredite na Mentira" (Believe the Lie)
"Em busca da Verdade (Redux I)", com a frase "Todas as Mentiras Levam à Verdade" (All Lies Lead to the Truth)
"A Paciente X - 2a. Parte (The Red and the Black)", com a frase "Resistir ou Servir" (Resist or Serve)
"O Fim (The End)", com a frase "O Fim" (The End)

- O episódio "A Verdade está lá fora, primeiro depois do piloto, foi a primeira participação do diretor-assistente de arte Clyde Klotz. Em 31 de dezembro de 1994, ele estaria se casando com Gillian Anderson. Mais tarde, esse casamento também teve um fim.
- O nome da produtora de Chris Carter, Ten Thirteen Productions, é baseado na data de aniversário da mulher de Carter (10/13, ou seja, 13 de outubro). Já assistiu o episódio A Trindade (3)? Sabia que a atriz que interpreta a vampira (Perrey Reeves) era na verdade a namorada de Duchovny naquela época? Depois de várias outras garotas, Duchovny abraçou seu lado mais sério e se casou com a atriz Tea Leoni, protagonista da série The Naked Truth. Mas nada indica que isso é o fim para Duchovny, visto o que aconteceu com sua "parceira" Gillian Anderson.
- Alguns Arquivos-X famosos:
Arquivo X-42053: Desaparecimento inexplicável de Samantha Mulder, irmã de Mulder.
Arquivo X-73317: Seqüestro da agente especial Dana Scully em circunstâncias estranhas, com seu posterior aparecimento em coma.

- Coincidência ou não? Em Operação Clipe de Papel, um dos cientistas acusados de comandar experiências de híbridos humano/alienígenas em judeus tem como nome Victor Klemper (quem viu o episódio deve se lembrar, aquele que estava em meio a sua plantação de flores). Existiu um Victor KEMPLER de verdade, que foi famoso por escrever histórias a respeito do holocausto, do castigo alemão sobre os judeus. Seria essa uma homenagem feita por Chris Carter? Fica aí a dúvida.

ARQUIVO X 1993 a 2002

CLIQUE NA FIGURA PARA VOLTAR

Nenhum comentário:

TOPinho